Amamentação

O leite materno é composto por cerca de 160 substâncias como proteínas, gorduras e carboidratos, sendo fundamental para o desenvolvimento do bebê, satisfazendo todas as suas necessidades nutricionais até o sexto mês de vida.

A amamentação, além de benefícios nutricionais, fortalece o vínculo mãe/filho, possibilita o aumento de anticorpos, ganho de peso e o desenvolvimento de estruturas orais, através do ato de sugar.

O ato de sugar é um reflexo de alimentação que visa à ingestão do leite materno, desenvolve e fortalece lábios, língua, bochechas, ossos e músculos da face. Tais estruturas são fundamentais para que posteriormente a criança possa falar e mastigar corretamente.

A amamentação deve ser estimulada, pois além de ser um alimento completo, o leite materno não tem custos, não precisa ser preparado, não causa alergias e transfere fatores de defesa da mãe para o filho.

Dicas para o momento da amamentação:

-Sente em uma cadeira confortável, com apoio para as costas e braços;

-A melhor posição para o bebê é como se ele estivesse sentado;

-Procure conversar e tocar em seu filho;

-Permaneça em um ambiente tranquilo;

Observação: os lábios do bebê devem ficar virados para fora, como que apoiados na mama; ele deve abocanhar o mamilo e a maior parte possível da auréola. Deve-se facilitar, segurando a auréola de forma achatada, entre os dedos indicador e médio, também auxiliando que a mama não atrapalhe a respiração do bebê.

Bibliografia:

- Junqueira, P. Amamentação, hábitos Orais e Mastigação - orientações, hábitos orais e mastigação. Ed. Revinter, 2005.

Destaques
Posts Recentes
Procure por

RM 2014