Hábitos orais: o uso da mamadeira, chupeta e a sucção digital

Alguns bebês introduzem o dedo na boca como uma necessidade de exercitar e satisfazer o reflexo da deglutição. Inicialmente pacificadora, tal ação pode se tornar um hábito que pelo uso prolongado, trará danos na área fonoaudiológica e odontológica.

Futuramente, pode ocasionar alterações na fala da criança, na posição da língua e deformar sua arcada dentária.

O desaparecimento costuma ser difícil, principalmente da sucção digital, já que o dedo faz parte da criança, assim é orientado que precocemente ocorra a substituição pela chupeta ortodôntica.

Alguns bebês necessitam sugar após a amamentação, porém, pode-se observar que neste momento o bebê suga fortemente até satisfazer sua necessidade e então abandona a chupeta.

Faz-se necessário não reintroduzi-la, pois o objeto deixa de ter uma função e torna-se um hábito, especialistas orientam a não utilizá-la como proporcionador de apoio emocional, não se deve passar produtos antes de oferecê-la e não é indicado pendurar objetos, como fraldas, que podem torná-la mais pesada.

A chupeta deve ser utilizada de acordo com a idade da criança e precisa de trocas frequentes. Aos dois anos, tanto a chupeta como a mamadeira devem ser evitadas, pois a criança já apresenta a dentição decídua (de leite) e pode se alimentar de forma semelhante ao adulto.

Neste momento não possui mais função e quanto mais a criança apresentar os hábitos de uso, maiores poderão ser as alterações.

A seguir algumas dicas para a retirada gradual:

1. Após seis meses e a partir da orientação do pediatra para introdução de sucos, utilize o copo treinador (com tampa e dois furos);

2. Se a criança usa mamadeira, deixe-a apenas para o leite, introduza o copo treinador;

3. Aos 12 meses: tente substituir o uso até a utilização de copos e canecas comuns;

4. Quando o bebê dormir e parar de sugar a chupeta, os pais devem retirá-la;

5. Procure não associar tais hábitos ao horário em que a criança vai dormir, pois torna a remoção mais difícil e prejudica os dentes, podendo ocasionar cáries;

6. Exclua aos poucos a chupeta da rotina da criança.

Bibliografia:

- Junqueira, P. Amamentação, hábitos Orais e Mastigação - orientações, hábitos orais e mastigação. Ed. Revinter, 2005.

Destaques
Posts Recentes
Procure por

RM 2014