Sua voz e audição, como estão?

O envelhecimento acontece de maneira global no indivíduo e dentre as alterações que podem acompanhar este processo, está a perda auditiva. O órgão responsável pela audição é a orelha e sua função é essencial para nossa comunicação e interação com o mundo.

Os sintomas decorrentes da perda de audição podem envolver a dificuldade em falar com muitas pessoas e na presença de ruídos; dificuldade em entender o que é dito no telefone e ao assitir televisão; e dificuldade para ouvir informações do ambiente.

Algumas estratégias podem ser utilizadas para minimizar a dificuldade auditiva, como aumentar a iluminação do ambiente; diminuir o ruído ambiental; olhar para o rosto de quem está falando, usando gestos e expressões faciais para facilitar a comunicação e, principalmente, manter a calma e conversar mais lentamente.

A voz também envelhece com o passar do tempo, sendo este um processo natural que sofre influências físicas, emocionais e ambientais, que com o passar do tempo vão provocando o relaxamento de nossas pregas vocais, alteração dos movimentos das articulações e da musculatura da região.

Alguns cuidados podem ser tomados para retardar este processo, entre eles evitar fumar e fazer uso de bebidas alcoólicas, não pigarrear, não gritar, evitar ambiente com ar-condicionado e manter uma boa postura.

Lembre-se sempre da necessidade de busca por um especialista caso perceba alterações auditivas ou vocais.

Destaques
Posts Recentes
Procure por

RM 2014