Falando um pouco sobre a disfagia

Disfagia é o nome que damos para as dificuldades de deglutição dos alimentos, líquidos e inclusive da saliva. Ela pode ocorrer em diferentes fases da vida, podendo trazer sérias consequências à saúde, devido ao desvio do conteúdo - que deveria ir para o estômago - em direção aos pulmões, o que pode obstruir parcialmente ou completamente as vias respiratórias.

Este desvio poder ser facilitado pelo envelhecimento natural das estruturas relacionadas, podendo ocorrer também em quadros de acidente vascular encefálico, doenças neurológias (Parkinson e Alzheimer), doenças musculares, tumores de cabeça/pescoço, traumatismo craniano, doenças congênitas, entre outros.

Envolvendo questões emocionais e de interação social, o quadro pode evoluir ocasionando desidratação, desnutrição, pneumonias e em casos mais graves paradas respiratórias.

Os pacientes com esse quadro podem apresentar, além de outros sinais:

- dificuldade em controlar o alimento na boca;

- tosse, engasgos ou dor ao engolir;

- sufocamento após as refeições;

- sensação de comida presa na garganta;

- regurgitação;

- azia recorrente;

- rouquidão;

- perda de peso inexplicada;

- pneumorias de repetição.

As alterações da deglutição devem ser diagnosticadas e tratadas pelo grupo de profissionais aptos, como fonoaudiólogos, médicos e nutricionistas, procure sempre orientação e tratamento adequados.

Destaques
Posts Recentes
Procure por

RM 2014