A voz e o princípio da atuação fonoaudiológica

Percebe sua voz tensa, cansada ou fraca? As pessoas têm dificuldade em entender o que está sendo dito? Sua emissão está desagradável? Apresenta rouquidão por mais de 15 dias? Pioram os sintomas quando usada de forma intensa?

A Fonoaudiologia atua em casos pré e pós-operatórios, além de realizar a terapia para quadros que não necessitam de cirurgia, aplicando-se técnicas, exercícios e orientações, principalmente com relação à mudança de hábitos, higiene e saúde vocal.

O trabalho também envolve outras dificuldades que não alterações estruturais, orgânicas ou funcionais. Englobando casos psicogênicos e de origem hormonal, como as mudas vocais incompletas. Além de dificuldades relacionadas a inibição ou inabilidades na comunicação.

Em outro ponto, a atuação ocorre visando manter a saúde vocal e deixar a voz preparada e aquecida para a demanda dos profissionais que a tem como instrumento de trabalho. Casos em que não necessariamente teremos uma alteração, mas no qual o treino da articulação, intensidade e projeção são de extrema importância.

Em todos os casos acima citados, faz-se necessária a busca por um profissional de saúde especializado no tratamento vocal. Inicialmente, o otorrinolaringologista fará o diagnóstico médico, mas caberá ao fonoaudiólogo realizar a terapia específica e individual.

Destaques
Posts Recentes
Procure por

RM 2014