O equilíbrio e a tontura
O equilíbrio corporal humano depende de informações do labirinto, da visão e dos músculos e tendões, que são recebidas e organizadas pelo cérebro (sistema nervoso central).
O laribirinto está localizado na parte mais interna da orelha e é responsável por captar informações dos movimentos de cabeça. Quando há informações conflitantes entre a visão, o labirinto, os músculos e tendões, o resultado é a tontura.
A tontura é qualquer sensação de desequilíbrio (cabeça oca, cabeça zonza, escurecimento da visão, entre outros). A vertigem é a sensação de movimentos giratórios, como por exemplo, de sala rodando.
O sintoma da tontura deve-se a inúmeros problemas de saúde, que nem sempre têm relação direta com o labirinto, como doenças cardiológicas, alterações metabólicas (como diabetes), hormonais, da pressão arterial, de coluna, exaqueca, entre outras.
Se você tem problemas de equilíbro procure um especialista e compreenda melhor o quadro, pois não é normal apresentar sintomas durante quaisquer movimentações e cabeça e corpo.
Bibliografia:
-Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Departamento de Audição e Equilíbrio.
Tags: