O dispositivo Speecheasy®


O Instituto Brasileiro de Fluência estima que cerca de 02 milhões de indivíduos possuem um problema crônico de gagueira, frente aos 9,5 milhões de brasileiros que apresentam o quadro em alguma fase da vida.

Para uma maioria o problema é passageiro, porém a sua cronicidade pode trazer dificuldades sociais e profissionais.

O Speecheasy® é um aparelho que visa auxiliar as pessoas que gaguejam, podendo melhorar sua qualidade de vida. Seu trabalho ocorre a partir de duas grandezas: tempo e frequência. Os dois elementos simulam o efeito coro (quando uma pessoa fala ou lê junto com outra). Assim, o aparelho faz a voz do usuário alcançar o cérebro com um ligeiro atraso e com um tom diferente, o que transmite a sensação da pessoa estar falando ao mesmo tempo em que outro indivíduo, reduzindo a gagueira.

Na literatura não existe ainda um consenso sobre o seu uso, alguns consideram de grande valia como auxílio terapêutico e outros relatam que seu uso nem sempre é o fator único desencadeador da melhora na fluência.

Antes da busca e compra do dispositivo, faz-se necessária uma avaliação fonoaudiológica, com um profissional certificado a trabalhar com o aparelho. Nos casos em que o indivíduo está fazendo uso do mesmo, recomenda-se realizar terapia fonoaudiológica concomitante para melhores resultados.

Bibliografia:

Grupo Microsom - http://www.speecheasy.com.br/

Carrasco ER, Schiefer AM, Azevedo MF. O efeito do feedback auditivo atrasado na gagueira, 2015. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2317-64312015000200007&script=sci_arttext

Destaques
Posts Recentes
Procure por

RM 2014