O que é PECS?


O Picture Exchange Communication System (PECS) é um sistema de comunicação por troca de figuras, desenvolvido em 1985, baseado nos princípios da Análise Aplicada do Comportamento.

Atualmente pode ser utilizado em diversos quadros que envolvam dificuldades de comunicação (como Paralisia Cerebral, Síndrome de Down, Autismo, etc.). O sistema ensina o indivíduo a comunicar-se de maneira funcional, principalmente nas seguintes situações:

1) quando a comunicação funcional usada não é facilmente compreendida por pessoas não familiares;

2) quando não inicia a comunicação;

3) ou mesmo para expandir o comprimento das frases e aumentar o vocabulário.

O PECS é considerado um sistema de comunicação tanto aumentativo (para complementar a fala) como alternativo (em situação na qual a fala não se desenvolveu ou sofreu mudanças ao longo do desenvolvimento).

O uso e implementação dessa forma de comunicação é auxiliar e parceiro ao desenvolvimento da comunicação oral e seu uso não significa que a fala deixará de ser estimulada. Para a sua aplicação em pacientes, deve-se realizar curso e treinamento específico.

Bibliografia:

Imagem: http://www.pecs-brazil.com/

Texto: The Picture Exchange Communication System, Sistema de Comunicação por Troca de Figuras – Manual de Treinamento. Lori Frost, MS e Andy Bondy, PhD. 2ª ed. 2012.

Destaques
Posts Recentes
Procure por

RM 2014