Fonoaudiologia Educacional

A Fonoaudiologia Educacional é uma especialidade reconhecida pelo Conselho de Fonoaudiologia, que atua na promoção, aprimoramento e prevenção de alterações relacionadas à audição, linguagem (oral e escrita), motricidade oral e voz, visando favorecer e otimizar o processo de ensino e aprendizagem (CRFa 2ª Região).
Porém, na prática ainda é preciso fortalecer a atuação conjunta entre a Fonoaudiologia e a Educação (Zorzi, 2003), compreendendo a comunicação como um processo que facilita a inserção social e reconhecendo o papel que a escola desempenha no desenvolvimento da linguagem (Martins, 1997).
A atuação nessa área envolve a capacitação do educador e a assessoria as equipes de escolas regulares com foco em linguagem. O fono, sendo um profissional capacitado em sua formação para prevenir, detectar e tratar questões relacionadas com a linguagem, deve oferecer à educação subsídios que aperfeiçoem este processo (Albino, 2009).
"Como assessor, o fonoaudiólogo deverá passar informações referentes à sua área aos outros profissionais da equipe e participar do planejamento anual, além de oferecer sugestões técnicas aos professores " (Sacaloski et al, 2000).
Nessa perspectiva, cabe ao Fonoaudiólogo, orientar pais, professores e equipe para o desenvolvimento dos alunos, com objetivos bem alinhados e o uso de estratégias contextualizadas (Albino, 2009).
Bibliografia:
-CRFa: http://www.fonosp.org.br/crfa-2a-regiao/fonoaudiologia/o-que-e-a-fonoaudiologia/
-Zorzi JL. Aprendizagem e distúrbios da linguagem escrita: questões clínicas e educacionais. Porto Alegre: Artmed, 2003.
-Martins JC. Vygotsky e o papel das interações sociais na sala de aula: reconhecer e desvendar o mundo. Série Ideias. São Paulo: FDE, 1997. n.28, p 111-12.
-Albino AVM. Atualidades em Fonoaudiologia Educacional. In Fundamentos e Práticas em Fonoaudiologia. (Cesar AM, Maksud SS). Rio de Janeiro: Ed Revinter, 2009.
-Sacaloski M, Alavarsi E, Guerra RG. Fonoaudiologia na escola. São Paulo: Lovise, 2000.
Tags: