Atividades para estimulação da consciência fonológica


O ensino das correspondências grafofonêmicas do português e o desenvolvimento da consciência fonológica têm-se mostrado fundamentais para a compreensão da aquisição da leitura e da escrita competentes, pensar sobre o código alfabético é um pré-requisito para a alfabetização.

Diversos governos já passaram a recomendar atividades metafonológicas nos seus currículos escolares, para programas de alfabetização e remediação de dificuldades com a linguagem escrita.

A consciência fonológica inclui uma série de habilidades, a consciência de que as palavras são uma sequência de sílabas refere-se à consciência silábica e a consciência de que as sílabas são uma sequência de fonemas refere-se a consciência fonêmica.

A seguir, seguem exemplos de atividades que estimulam essas habilidades:

1) completar palavras que faltam em frases apresentadas;

2) substituir a última palavra da frase por outra que se encaixa;

3) dizer o que está errado na frase dita;

4) buscar palavras que rimam;

5) categorizar palavras com a mesma terminação;

6) mostrar a representação gráfica das palavras que rimam;

7) apresentar e agrupar palavras que começam com o mesmo som;

8) mostra a representação gráfica de palavras que começam com o mesmo som;

9) conscientizar a criança sobre a quantidade de sílabas das palavras;

10) contar a quantidade de sílabas de cada palavra;

11) realizar a síntese silábica - a partir de cada sílaba, falada de forma pausada, a criança deve descobrir qual a palavra alvo;

12) colocar ou tirar sílabas de uma palavra, formando novas;

13) escolher uma sílaba da palavra para forma outra que a contenha;

14) inverter sílabas das palavras formando outras - ex.: bolo > lobo;

15) categorizar palavras que comecem com o mesmo som;

16) fazer a segmentação das sílabas simples, mostrando que cada letra tem um som;

17) formar palavras novas adicionando sons no início, meio ou final do trecho sugerido - ex.; _OLA;

18) identificar qual a palavra falada pelo adulto, a partir da produção de cada fonema (som).

Bibliografia:

Texto:

- Almeida E.C. e Duarte P,M. Consciência Fonológica - atividades práticas. RJ: Editora Revinter; 2003.

Imagem:

- http://www.ladislexia.net/como-trabajar-la-conciencia-fonologica/

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