Linguagem infantil: resumo do desenvolvimento das fases pré-verbal e verbal

O amadurecimento da linguagem mesmo antes da etapa verbal, requer o aprimoramento de habilidades pré-linguísticas que aos poucos evoluem (Bello e Machado, 2015).
Existem alguns fatores que são essenciais para oferecer condições adequadas de desenvolvimento da comunicação infantil (Zorzi, 2005):
-intenção;
-conteúdo;
-forma;
-parceiro;
-contexto;
-capacidades e habilidades cognitivas.
Antes de utilizar os recursos linguísticos, a criança caminha com meios não verbais, através das interações, vivenciando diferentes formas de agir sobre o ambiente, buscando atingir as formas verbais comunicativas (Bello e Machado, 2015).
Assim, entre as habilidades básicas de linguagem receptiva e expressiva, adquiridas nos primeiros anos de vida, podemos citar:
0-2 meses: reage à voz de quem a rodeia, choro diferenciado;
2-8 meses: vira-se para atender ao som da voz materna, responde ao próprio nome, sons e expressões aparecem, começa a balbuciar sons vocálicos, usa o jargão, faz sons para mostrar alegria e o desprazer, começa a emitir sons consonantais e imitá-los;
8-12 meses: entende o não, copia sons e gestos de outras pessoas, usa os dedos para apontar as coisas, usa jargão com entonação diferenciada, faz diferentes sons silábicos e sequenciais, começa a dizer e repetir as primeiras palavras;
12-24 meses: compreende até 150 palavras, conhece partes do corpo e suas funções, usa o simbolismo nas brincadeiras, começa a dizer as primeiras palavras, fala até 200 palavras, utiliza palavras com atributos de cor/forma/tamanho;
24-36 meses: adquire cerca de 1200 palavras, segue instruções, faz uso de frases simples com até três itens e inicia o uso do plural.
Desvios nos padrões de desenvolvimento, esperados para cada etapa, devem ser investigados por um especialista.
Bibliografia:
Imagem: http://www.mundinhodacrianca.net/2011/10/atividades-para-testar-e-desenvolver.html
Texto: Bello SF; Machado AC. Investigação precoce e o desenvolvimento da linguagem em crianças pequenas – manual e protocolo. 1ª edição, Ribeirão Preto/SP. Booktoy, 2015.
Tags: