ORIENTAÇÕES PARA ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM NO DIA A DIA

- segure brinquedos perto do seu rosto ao dizer seus nomes;
- veja se a criança percebe algo simples (copo plástico, chapéu) equilibrando na sua cabeça; faça a criança olhar para você e retirar o objeto;
- brinque de "achou" com a criança, escondendo o rosto com um pano, toalha, lençol etc.;
- ponha adesivos no seu nariz; incentive a criança a olhar para você e retirar o adesivo;
- coloque objetos coloridos no seu rosto e deixe que a criança alcance (óculos coloridos, brinquedos, papéis etc.);
- deixe a criança pentear seu cabelo, lavar seu rosto e assim por diante.
- use brinquedos que sejam ativados (como os de corda); quando a criança olhar para o brinquedo e depois para você, faça o brinquedo funcionar;
- use bolinhas de sabão; quando a criança olhar para o recipiente de água e sabão e para você, faça mais bolinhas;
- nas refeições tenha variedades de alimentos; incentive a criança a escolher através do olhar (ela deve olhar para o alimento e para você).
- incentive a criança a apontar coisas para mostrar suas preferências; faça isso proporcionando escolhas durante as refeições, ao vestir-se, ao brincar com brinquedos e etc.;
- coloque o brinquedo favorito da criança fora do alcance dela; mostre para a criança como apontar para o brinquedo, quando a criança apontar, dê o brinquedo para ela;
- aponte para partes do corpo enquanto faz perguntas;
- aponte para figuras em livros enquanto conta histórias;
- use livros com figuras; incentive a criança a apontar as figuras para você nomeá-las; quando a criança tentar apontar para uma figura, nomeie a figura rapidamente, assim ela poderá associar o nome à figura;
- durante um passeio, incentive a criança a apontar para coisas que gostaria de ver mais de perto ou por mais tempo.
- Escolha brinquedos que precisem de botões para ativá-los, ou que façam sons ou movimentos (boneco que pula após algum movimento; girafa que aperta e ela anda; bolinha que aperta e ela pisca);
- Use as vocalizações da criança; quando ela emitir um som, mesmo que não intencional, dê um brinquedo, comida etc; observe se ela começa a perceber que os sons podem ser utilizados para se comunicar com as pessoas;
- brinque de boneca; finja que a boneca está dormindo, diga “shh... a boneca está dormindo”. Então, chegue perto da boneca e diga “Bú!”, faça a boneca pular e parecer assustada. Depois a boneca vai dormir de novo. Você pode fazer com que a criança diga “Bú!” (ou qualquer outro som) para acordar a boneca!;
- construa uma torre com blocos e espere a criança emitir um som antes de derrubá-la. Você pode usar um ursinho para bater na torre e derrubá-la; essa ideia pode ser usada com carrinhos descendo uma rampa, ou com você chutando uma bola.
- incentive a criança a escolher sempre - refeições, vestimentas, brinquedos, brincadeiras (exemplo: "Você quer leite ou suco?"; "Vamos dar bebida ou comida para a boneca?");
- se a criança não fala incentive a apontar com o olhar ou com gestos;
- use quebra-cabeça/jogo da memória simples (peça para a criança escolher os pedaços que devem ser encaixados).
- brinque de emparelhar objetos e figuras (a criança pode parear objetos primeiro com fotos, depois com desenhos coloridos, depois com desenhos apenas com contorno);
- incentive o jogo simbólico: você e a criança reproduzem na brincadeira situações de vida diária; depois tentam reproduzir situações com bonecas e brinquedos (comer, dormir);
- incentive a criança a desenhar coisas simples: como rosto, pessoas, casa etc. (converse com a criança sobre o que estão desenhando);
- associe efeitos sonoros à brincadeira (como "brummmm" para carro, barulho dos animais etc).
- brinque com atividades compartilhadas, como cantar uma música junto com a criança e incentivá-la a imitar seus gestos;
- brinque de fazer gestos com os dedos, com músicas; observe se a criança tenta imitar, se for preciso pode ajudá-la segurando a mão dela;
- brincadeira: em grupo cada um tem uma xícara; uma pessoa tem bolinhas/bloquinhos/papéis picados dentro de sua xícara; essa pessoa despeja o que tem na xícara, dentro da xícara da pessoa que está do lado e assim por diante (ou brincadeira do passa anel);
- use brinquedos de encaixar ou de construir (lego, bloquinhos de madeira); participe da brincadeira com a criança, dê instruções;
- sente-se de frente para a criança, olhando para o rosto dela; use carros e bolas para empurrar e rolar um para o outro; você ou a criança podem dizer "já" para fazer o outro empurrar o brinquedo.
- construa uma torre, intercalando as pessoas para adicionar blocos;
- usar objetos barulhentos (instrumentos musicais de brinquedo, garrafas plásticas com pedrinhas dentro, latas com pedras ou bolinhas, etc.); troque turnos fazendo sons, cada um tem a sua vez de fazer o barulho;
- trocar turnos fazendo desenhos (cada um desenha uma coisa ou uma parte de um mesmo desenho);
- fantoches/miniaturas; trocar turnos com os fantoches/miniaturas falando em uma brincadeira;
- quebra-cabeças simples, trocando turnos para encaixar as peças.
Bibliografia:
Imagem: http://br.monografias.com/trabalhos3/ludico-alfabetizacao-importancia-atividades-educativas/ludico-alfabetizacao-importancia-atividades-educativas2.shtml
Texto: (Perissinoto et al; s/d)
Tags: