DEFINIÇÕES E ORIENTAÇÕES SOBRE A DISLEXIA




A Dislexia é um Transtorno Específico de Aprendizagem, de origem genética-neurológica, frequentemente caracterizada por dificuldades no início da alfabetização, afetando a aquisição da leitura, traçado de escrita e ortografia. Podendo também ocorrer falhas nos processos cognitivos, fonológicos e/ou visuais que acarretam prejuízos na aprendizagem de leitura e de escrita (Machado e Bello, 2017).

A Dislexia pode ser definida como um transtorno de aprendizagem da leitura que ocorre apesar da inteligência normal, ausência de problemas sensoriais ou neurológicos, com instrução e oportunidades adequadas (APA, 2014).

As características da dislexia podem ser definidas pela dificuldade na fluência, habilidade de decodificação e soletração, resultantes de um déficit no componente fonológico da linguagem. Porém, há disléxicos que apresentam déficits cognitivos-linguísticos em outras áreas. Ela pode ser dividida em subtipos: dislexia auditiva ou fonológica, visual e mista (Machado e Bello, 2017).

Seguem sinais que devem ser melhor investigados:

- desempenho inferior nas tarefas de consciência fonológica;

- leitura lenta e silabada;

- leitura com omissões, substituições e dificuldades de pronúncia;

- dificuldade de compreender o que foi lido;

- histórico de dificuldades semelhantes na família;

- constrangimento com a leitura em voz alta;

- dificuldades temporais e espaciais;

- dificuldades ortográficas e de aprendizagem;

Estratégias facilitadoras:

- destacar os pontos mais importantes com pistas visuais e com cores;

- usar marcadores de páginas e de atividades;

- construir roteiros para auxiliar na compreensão do texto;

- usar entrada visual e associações;

- instruções claras e simples;

- fornecer cópias das anotações das aulas;

- usar resumos em forma de mapas conceituais;

- apresentar instruções passo a passo;

- fornecer revisões.

Bibliografia:

Imagem: https://www.saudedica.com.br/os-18-sintomas-que-ajudam-a-identificar-a-dislexia/

Texto: Sinais e Orientações Práticas Para o Transtorno Específico de Aprendizagem - Dislexia. Machado AC e Bello SF, 2017 - Booktoy

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