Linguagem: vamos brincar com as crianças em casa


Esse pequeno relato visa reforçar a importância da interação com as crianças, em relação à estimulação da linguagem.

Os pais e cuidadores influenciam o desenvolvimento da linguagem, pois ela é adquirida e aprimorada por meio de relações sociais e interações precoces.

A família é um dos primeiros contextos de socialização da criança assim, as estimulações no ambiente doméstico proporcionam uma variedade de experiências perceptivas, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo e de linguagem da criança.

Uma das formas de participação dos pais neste processo é através do brincar. A brincadeira traz um contexto promotor do desenvolvimento das capacidades sociocognitivas, permitindo:

-instalação de novos padrões de resposta ao repertório da criança;

-favorecimento do processo de aprendizagem;

-aumento do vocabulário;

-estimulação das habilidades narrativas, entre outras.

A aquisição e o desenvolvimento da linguagem vão além de aprender palavras novas, pois são processos complexos em que a criança, através da interação com os outros, estrutura o sistema linguístico do ambiente no qual está inserida.

Vale lembrar que a linguagem possui níveis de evolução, que podem sempre ser melhorados e aprimorados. Além disso, o bom desenvolvimento da linguagem oral é um preditor para a aquisição da leitura e da escrita.


Bibliografia:

Imagem: https://formandoleitores.com.br/estimulando-a-leitura-com-brincadeiras-tradicionais/

Texto: Dicas e estratégias para intervenção fonoaudiológica em Linguagem Infantil. Camila Guarnieri e Simone Aparecida Lopes-Herrera. Editora Booktoy: Ribeirão Preto/SP; 2016.

Destaques
Posts Recentes
Procure por

RM 2014