Atitudes básicas nos casos de TDAH


PAIS OU RESPONSÁVEIS:

-Não descuide de si mesmo, por você e pela criança;

-Tente seguir princípios o melhor que puder, sabendo que nem sempre conseguirá;

-Vivencie oportunidades com algo prazeroso para vocês, seja gentil e reforce quando algo positivo acontece;

-Estabeleça regras claras e precisas;

-Elogie seus filhos;

-Tente antecipar os problemas;

-Resolva os problemas com serenidade.

PROFESSORES:

-Seja tolerante consigo mesmo e com a criança;

-É melhor que a criança com TDAH sente-se na frente e que a professora esteja perto dela, para minimizar as possibilidades de distração;

-Prepare a aula de forma mais estruturada e variada possível;

-Reforce sua relação positiva com a criança;

-Estabeleça regras claras;

-Elogie a criança de forma frequente e imediata;

-Ver a possibilidade do uso de economia de fichas: um sistema de pontos que ao serem acumulados, podem ser trocados por um bônus;

-Oriente a criança ao autocontrole;

-Mantenha contato estreito com os pais.

PRÓPRIO INDIVÍDUO:

-Busque clareza sobre seus problemas;

-Determine metas intermediárias e elabore um plano para você;

-Observe a si mesmo;

-Avalie-se e estabeleça novas metas;

-Fique firme, não desista.

Bibliografia:

Texto: Como lidar com o TDAH – guia prático para familiares, professores e jovens com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Dopfner M, Frolich J, Metternich TW. São Paulo: Hogrefe, 2016.

Imagem: https://tdah.org.br/ajustes-adaptacoes-e-intervencoes-basicas-para-alunos-com-tdah/

Destaques
Posts Recentes
Procure por

RM 2014