Atitudes básicas nos casos de TDAH

PAIS OU RESPONSÁVEIS:
-Não descuide de si mesmo, por você e pela criança;
-Tente seguir princípios o melhor que puder, sabendo que nem sempre conseguirá;
-Vivencie oportunidades com algo prazeroso para vocês, seja gentil e reforce quando algo positivo acontece;
-Estabeleça regras claras e precisas;
-Elogie seus filhos;
-Tente antecipar os problemas;
-Resolva os problemas com serenidade.
PROFESSORES:
-Seja tolerante consigo mesmo e com a criança;
-É melhor que a criança com TDAH sente-se na frente e que a professora esteja perto dela, para minimizar as possibilidades de distração;
-Prepare a aula de forma mais estruturada e variada possível;
-Reforce sua relação positiva com a criança;
-Estabeleça regras claras;
-Elogie a criança de forma frequente e imediata;
-Ver a possibilidade do uso de economia de fichas: um sistema de pontos que ao serem acumulados, podem ser trocados por um bônus;
-Oriente a criança ao autocontrole;
-Mantenha contato estreito com os pais.
PRÓPRIO INDIVÍDUO:
-Busque clareza sobre seus problemas;
-Determine metas intermediárias e elabore um plano para você;
-Observe a si mesmo;
-Avalie-se e estabeleça novas metas;
-Fique firme, não desista.
Bibliografia:
Texto: Como lidar com o TDAH – guia prático para familiares, professores e jovens com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Dopfner M, Frolich J, Metternich TW. São Paulo: Hogrefe, 2016.
Imagem: https://tdah.org.br/ajustes-adaptacoes-e-intervencoes-basicas-para-alunos-com-tdah/
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